novidades

1.12.2014

Esquadrias têm influência no desempenho de edificações

Revista Alumínio & Cia

O sonho da casa própria muitas vezes não acaba quando as chaves do tão aguardado apartamento são entregues. Os moradores podem se deparar com uma série de problemas decorrentes de erros tanto de projeto como de execução. E as esquadrias não estão longe desse perigo. Algumas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas tratam do assunto. A principal delas, que trata das esquadrias e é referência para as demais, é a NBR 10.821 - Esquadrias para edificações, partes 1 a 3. A principal norma que trata dos guarda-corpos é a NBR 14.718. No ano passado, também foi publicada a NBR 15.575, que determina parâmetros para o desempenho de edificações habitacionais. Segundo essa norma, a esquadria também deve ser vista como um sistema que tem grande influência no desempenho da edificação, inclusive nos conceitos de acústica e térmica.

“A falta de vedações e montagens erradas implicam em falta de estanqueidade e vazamentos na edificação, tornando o ambiente insalubre”, explica a engenheira civil Fabiola Rago, consultora técnica da AFEAL – Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio.“ O dimensionamento inadequado dos perfis implica em questões de segurança de queda da esquadria e quebra do vidro, além da falta de isolamento acústico nos dormitórios, dificultando o sono do usuário.” Fabíola lista alguns dos principais problemas que podem ocorrer. No que se refere ao acabamento, é possível haver vedações em silicone colocadas superficialmente para esconder problemas de encontros entre perfis mal feitos (o que é completamente paliativo, visto que provavelmente serão retirados pelo consumidor na limpeza). Estes problemas resultarão em entrada de água, trepidação das folhas e baixo isolamento acústico. Além disso, os acabamentos da edificação, como revestimento e pintura das paredes, muitas vezes são realizados após a instalação das esquadrias, sem protegê-las – o que não é recomendado. Por isso, algumas peças podem apresentar restos de argamassa e tinta que, quando removidos, danificam o tratamento de superfície, diminuindo sua vida útil. Outros problemas, ainda mais graves por afetarem a segurança dos usuários, são de ordem estrutural. Perfis subdimensionados, ou não dimensionados em relação ao tamanho da esquadria, fazem com que as folhas móveis saiam do vão e os vidros quebrem quando submetidos a rajadas de vento ou manuseios adversos. 

Em caso de irregularidades, tanto a construtora como o serralheiro devem prestar contas. “Quando o usuário reclama de falta de qualidade, ele tem o código do consumidor a seu favor, que remete a normas existentes”, explica Fabiola. “Qualquer ação jurídica envolverá o construtor, o instalador e o fabricante de esquadrias, para que resolvam a falta de qualidade do sistema.

Afinal, para evitar problemas, quais são os principais pontos de atenção para as esquadrias e guarda-corpos em um apartamento? Confira alguns itens:

  • A esquadria deve estar instalada com ancoragens mecânicas e não apenas fixação química.
  • A esquadria precisa apresentar dispositivos de vedação tais como escovas de vedação, guarnições de borracha, recortes de drenos nos trilhos e folhas bem ajustadas que não geram trepidação.
  • Os trilhos e vidros não podem estar riscados ou com restos de materiais de construção, pois isto significa que a durabilidade da esquadria foi prejudicada.
  • Ao manusear a esquadria, o perfil não deve torcer e todas as folhas móveis precisam se movimentar suavemente.
  • Vidros instalados abaixo de 1,10 m devem ser de segurança.
  • Os guarda-corpos não devem apresentar vãos maiores do que 11cm e não devem permitir escalada nos primeiros 45 cm de altura.
  • Os vidros dos guarda-corpos devem ser laminados ou aramados.
  • Há também o manual Compre Certo! Para Vender Qualidade, que apresenta vários itens de avaliação visual da esquadria. O material pode ser acessado no site da AFEAL

leia também

10.6.2015

Cliente paga mais quando percebe valor no serviço

Entender o que são valor agregado e valor percebido é fundamental para se diferenciar da concorrência e parar de brigar pelo menor preço

20.5.2015

Chumbadores garantem a fixação e a segurança das Esquadrias

Componente é colocado dentro da alvenaria para que a janela ou guarda-corpo não se movimentem

1.3.2015

Diferenças e Desafios dos sistemas de fachada unitizado e stick

Alguns especialistas acreditam que o sistema unitizado leva alguma vantagem sobre o stick. Mas o mercado segue utilizando ambos. Por quê?

2.12.2014

Câmaras de teste e sua importância nos ensaios e normas

Por que os testes são fundamentais? Em que nível o Brasil está? Em que momento são feitos testes? Questões que não chegam a ser mistérios, mas precisam ser observadas.