novidades

20.5.2015

Chumbadores garantem a fixação e a segurança das Esquadrias

Revista Alumínio & Cia

Na hora de instalar uma janela ou um guarda-corpo, não basta que eles sejam apenas encaixados em seus respectivos espaços. Para garantir a segurança e que nada saia do lugar, a esquadria precisa estar bem fixa. Essa é a função dos chumbadores, também chamados de “grapas”. São componentes que ficam embutidos na parede (no caso de janelas) ou no chão (no caso dos guarda-corpos). Para entender melhor o assunto, conversamos com José Carlos Martins, diretor da Megan Componentes, que fornece essa solução exclusivamente para a Alcoa.

“Toda a fixação se inicia com o chumbador. É a base de sustentação do guarda-corpo e das esquadrias, com a função de supor tar toda a instalação. É como uma ancoragem, ou seja: ele faz a união entre a alvenaria e os perfis de alumínio das esquadrias, afirma Martins.

 

TIRE SUAS DÚVIDAS

Confira a seguir as principais orientações para usar chumbadores de modo eficiente.

FIXAÇÃO

O chumbador é pouco conhecido justamente porque ninguém o vê – afinal, ele fica embutido dentro da alvenaria. Ao posicionar a esquadria no vão onde ela será instalada, o componente é fixado ao contramarco. Para isso, o instalador faz uma abertura na parede, encaixa o chumbador e preenche o espaço, o que pode ser feito com argamassa, e, no caso do chumbador para guarda-corpo, recomenda-se a utilização de uma resina em epóxi (código Alcoa: HADE 010000) – o que até ajuda na instalação e acabamento.

MATERIAL

Existem os de aço carbono, mas como o material pode ser facilmente corroído em contato com o concreto, os componentes precisam passar por um processo de zincagem, no qual recebem uma camada de material de proteção. Já o aço inox tem um ótimo desempenho, mas o custo fica muito elevado. O alumínio representa uma boa relação entre custo e benefício: além de resistente é mais leve e mais barato e, por isso, acaba sendo o material mais usado.

MEDIDAS

Os chumbadores precisam de um embutimento mínimo no concreto. No caso de guarda-corpos, por exemplo, é necessário seguir as recomendações do sistemista de esquadrias para o embutimento no piso. Para janelas, a medida varia, uma vez que cada linha da Alcoa tem um modelo específico de chumbador. Podem variar de 95 a 180 milímetros, dependendo do projeto. Na dúvida, siga as especificações dos arquitetos e engenheiros.

ESPECIFICAÇÕES

Além do comprimento, a espessura e a bitola são muito impor tantes, sobretudo porque muitos chumbadores são feitos a partir de chapas. Uma diferença de um milímetro no comprimento do componente pode ter menos impacto no desempenho da peça do que um milímetro a menos na espessura, o que pode comprometer toda a sua extensão.

MANUFATURA

Para fabricar os componentes, cada material passa por alguns processos específicos de transformação:

Chumbador de alumínio – A matéria-prima é o perfil de alumínio extrudado, de uma liga adequada à aplicação, que é a 6351 T6. Depois de cortados no tamanho certo, os perfis ganham forma sendo estampados em prensas. Em seguida, seguem para a embalagem.

Chumbador de aço carbono – Como as peças são estreitas, em vez de chapas pode-se usar fitas de aço, mas é muito importante que o material a ser aplicado tenha a espessura e o tratamento térmico adequado. Assim, elas já podem ir direto para estampagem em prensas. Depois, há o tratamento de zincagem, para evitar corrosão no contato com o concreto, onde devem receber uma camada adequada de proteção, a fim de garantir que não haverá a corrosão. Por fim, embalagem.

Chumbador de aço inox – O processo é parecido. Além das fitas, pode ser usado o tarugo (um pedaço bruto, ainda sem transformação) de aço. Nesse caso, também pode ser feita uma soldagem. O aço inox não precisa de zincagem, por ser um material já resistente à oxidação.

leia também

10.6.2015

Cliente paga mais quando percebe valor no serviço

Entender o que são valor agregado e valor percebido é fundamental para se diferenciar da concorrência e parar de brigar pelo menor preço

1.3.2015

Diferenças e Desafios dos sistemas de fachada unitizado e stick

Alguns especialistas acreditam que o sistema unitizado leva alguma vantagem sobre o stick. Mas o mercado segue utilizando ambos. Por quê?

2.12.2014

Câmaras de teste e sua importância nos ensaios e normas

Por que os testes são fundamentais? Em que nível o Brasil está? Em que momento são feitos testes? Questões que não chegam a ser mistérios, mas precisam ser observadas.

1.12.2014

Esquadrias têm influência no desempenho de edificações

Vedação e dimensionamento são alguns dos fatores que interferem na segurança de uma obra. Confira algumas orientações para evitar irregularidades.

The 2.36 mm caliber can be controlled by rolex replica uk either women or men. The case is made of replica watches 18K red gold, and the entire case is replica rolex watches meticulously polished to make the round case more replica rolex full and refined.